segunda-feira, 15 de março de 2010

Capítulo 12

Não haverá desfile das Escolas de Samba no Rio de Janeiro! Esta foi a notícia que o jornalista soltou para as cãmeras da TV. Em outros dias, haveria uma revolta tão grande da população se esta festa nojenta fosse proibida.

Não só no Rio de Janeiro, mas em todas as cidades do Brasil. Em vez disso, os ex-carnavalescos decidiram realizar cultos de ação de graças para glorificar a Deus e entronizá-lo no trono dos corações das pessoas que iriam participar dos desfiles.

O repórter entrevistou um presidente de uma das ex-Escola de Samba, agora, uma escola para ciranças carentes:

-- O que pretende falar ao povo sobre o súbito cancelamento do carnaval?

-- Vou falar da importância que Deus tem em nossas vidas. Vou falar aquilo que é importante saber. O Carnaval que praticávamos estava destruindo muitas vidas, e não nos importávamos com isso. Muitos homens traiam suas esposas, muitas mulheres traiam seus esposos, muitos adolescentes entravam cedo na vida promíscua. Até as crianças estavam tomando o caminho da destruição e da prostituição. Achávamos isso natural.

-- Mas agora, Deus nos revelou sua ira. Nós nos arrependemos e aband--onamos o pecado. Voltamo-nos para a vida. Vou ler para vocês algo que me tocou muito,uma passagem da Bíblia que creio que veio de Deus, e é dirigida a todos nós, que aqui estamos para celebrar este culto de ação de graças ao Senhor.

O presidente da ex-escola de samba pega sua bíblia, e à vista da Câmera, mostra onde estava escrito:

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar" (Deuteronômio 30:19-20).

Ele continuou:

-- Escolhamos a vida. Deus nos faz escolher entre dois caminhos e ao mesmo tempo dá a dica de qual é o melhor. Nós sabemos que esta palavra foi dirigida a um povo rebelde como nós. E nós sabemos qual foi o resultado da escolha daquele povo. Deus promete nos levar para um lugar onde só há paz, onde não há dor nem lágrimas. Agora aguardamos o descanso que Deus nos prometeu dar.

A seguir, o repórter se dirigiu a uma ex-rainha de bateria, que pretendia desfilar nua na avenida:

-- Como se sente diante desta nova vida?

-- É maravilhosa! -- Disse ela, quase aos prantos. -- Gostaria que isso tivesse acontecido muito tempo atrás, assim eu não teria feito aquelas coisas que fiz antes. Que coisa terrível teria nos acontecido se não tivéssemos atendido à voz na meia noite!

Todos estavam totalmente vestidos. Nenhuma fantasia, todas foram destruídas e transformadas em material escolar, recicladas em cadernos, carteiras e outros objetos para uso na nova escola que criaram.

O Cameraman estava mostrando as pessoas de joelhos, chorando, lamentando e outras cantando hinos a Deus. Um grupo de cristãos de uma igreja próxima trouxe alimentos e vestuários, pois muitos integrantes da ex-escola de samba eram extremamente pobres. Outros irmãos vieram com bíblias novas e usadas para atender a demanda, já que nas lojas o estoque de Bíblias esgotou-se, ficando nas prateleiras apenas aquelas que foram comentadas por um falso pastor, transformando-a num evangelho segundo Mamon.

Lembrei-me de que tenho quatro Bíblias em casa, vamos doar duas no dia seguinte, assim que encontrarmos alguém faminto por uma.

A reportagem continua mostrando as pessoas ao redor do sambódromo, Estavam prestes a sair em desfiles mas desistiram em última hora e foram todas para lá, para evitar que algum desavisado cometesse uma loucura num tempo de visitação de Deus.

O repórter avisou aos telespectadores que iria ficar em silêncio, pois um pregador muito sincero iria ler umas palavras encorajadoras ao povo, alertando-os sobre os perigos da tentação do pecado:

O cameraman dirigiu o foco da câmera a um homem simples, vestido de camisa de mangas, sem gravata e com calças jeans

Ele falava:

-- Irmãos, ouvi, peço-vos, esta palavra que o Senhor tem falado aos nossos ouvidos nesta noite: "arrependei-vos e crede no evangelho". Nós que vivíamos numa vida cheia de pecado e luxuria, agora sabemos que estávamos destinados ao fogo do inferno. Vamos ler a bíblia em voz alta, palavras que Deus falou há muito tempo e que permanecem atuais hoje em dia. Quem tem Bíblia, por favor, divida com seu irmão que não tem, para que ele possa acompanhar a leitura. Deuteronômio 28:

"E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.

O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti.

E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar.

O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires."


Uma pausa e o homem simples fala ao povo atento:

-- Muitos dos nossos pastores costumavam ler a Bíblia até aqui, se esquecendo da preposição "se". Por isso muitos de nós fazíamos o que bem entendêssemos, pois achávamos que, se íamos para a igreja, tudo estaria bem para nós. Mas vamos continuar, a palavra de Deus não é só bênçãos e maravilhas. Não. A palavra de Deus é advertências sérias também:

"Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo. Maldito o teu cesto e a tua amassadeira. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas. Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.

O SENHOR mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. O SENHOR fará pegar em ti a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possuir.
O SENHOR te ferirá com a tísica e com a febre, e com a inflamação, e com o calor ardente, e com a secura, e com crestamento e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças. E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro. O SENHOR dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.
O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra. E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará.

O SENHOR te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, e com sarna, e com coceira, de que não possas curar-te; o SENHOR te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo de coração; e apalparás ao meio dia, como o cego apalpa na escuridão, e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.

Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não aproveitarás o seu fruto.
O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve.

Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e por eles desfalecerão todo o dia; porém não haverá poder na tua mão. O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comerá um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias. E enlouquecerás com o que vires com os teus olhos.

O SENHOR te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, de que não possas sarar, desde a planta do teu pé até ao alto da cabeça.
O SENHOR te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra. E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que o SENHOR te levará.

Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira. Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti; porque irão em cativeiro. Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta.

O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás; Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.

E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do SENHOR teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado; e serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre. Porquanto não serviste ao SENHOR teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo. Assim servirás aos teus inimigos, que o SENHOR enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.

O SENHOR levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás; Nação feroz de rosto, que não respeitará o rosto do velho, nem se apiedará do moço; e comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará grão, mosto, nem azeite, nem crias das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, até que te haja consumido; e sitiar-te-á em todas as tuas portas, até que venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confiavas em toda a tua terra; e te sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que te tem dado o SENHOR teu Deus.

E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o SENHOR teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão. Quanto ao homem mais mimoso e delicado no meio de ti, o seu olho será maligno para com o seu irmão, e para com a mulher do seu regaço, e para com os demais de seus filhos que ainda lhe ficarem; de sorte que não dará a nenhum deles da carne de seus filhos, que ele comer; porquanto nada lhe ficou de resto no cerco e no aperto, com que o teu inimigo te apertará em todas as tuas portas.

E quanto à mulher mais mimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra, será maligno o seu olho contra o homem de seu regaço, e contra seu filho, e contra sua filha; E isto por causa de suas páreas, que saírem dentre os seus pés, e para com os seus filhos que tiver, porque os comerá às escondidas pela falta de tudo, no cerco e no aperto, com que o teu inimigo te apertará nas tuas portas.

Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, O SENHOR TEU DEUS, então o SENHOR fará espantosas as tuas pragas, e as pragas de tua descendência, grandes e permanentes pragas, e enfermidades malignas e duradouras; E fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tu tiveste temor, e se apegarão a ti. Também o SENHOR fará vir sobre ti toda a enfermidade e toda a praga, que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído. E ficareis poucos em número, em lugar de haverem sido como as estrelas dos céus em multidão; porquanto não destes ouvidos à voz do SENHOR teu Deus.

E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir.

E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra. E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da alma.
E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida. Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a noite! E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo de teu coração, que sentirás, e pelo que verás com os teus olhos. E o SENHOR te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te tenho dito; nunca jamais o verás; e ali sereis vendidos como escravos e escravas aos vossos inimigos; mas não haverá quem vos compre."

Todo o povo, incluindo o repórter e o cameraman disseram em alta voz:

-- Amém.

O pregador tornou a dizer:

-- Irmãos, agora que lemos esta palavra em voz alta, vamos procurar cumpri-las. O Senhor nos prometeu fazer bem se dermos ouvidos à sua voz e andarmos nos seus caminhos. Por outro lado, se deixarmos de cumprir o que ele nos ordenou, todas as maldições virão sobre nós e nos alcançarão. Sua palavra é fiel, nada cairá por terra até que todas as coisas se cumpram.

Ao terminar, o pregador pediu a todos que continuassem lendo em casa a Bíblia, em espírito de oração e súplicas. Pois com certeza Deus nos recompensaria pela nossa fidelidade em obedecer-lhe.

Logo todo o povo alegramente jubilava e cantavam hinos a Deus, a uma só voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário